BLOG DESCONTINUADO.
ESSE BLOG NÃO É ATUALIZADO DÊS DE ABRIL DE 2013. ACESSE WWW.LUCASGUERREIRO.COM PARA OBTER INFROMAÇÕES ATUALIZADAS.

5- Estude, Estude, Estude


               O Senhor disse: "Não procures pregar minha palavra, mas primeiro procura obter minha palavra e então tua língua será desatada; e então, se o desejares, terás meu Espírito e minha palavra, sim, o poder de Deus para convencer os homens" (D&C 11:21). Que escritura importante! Nenhum missionário deve pregar sem antes obter a palavra de Deus.
                Na missão você terá mais tempo para estudar as escrituras do que provavelmente teve antes da missão e do que certamente terá depois da missão. No campo você tem uma hora inteira para estudar as escrituras individualmente e depois uma hora para fazê-lo com seu companheiro. É uma oportunidade sagrada, que você deve observar bem.

                O que estudar. Você deve seguir as orientações do Pregar Meu Evangelho e de seu Presidente de Missão, quando a quais materiais você poderá utilizar em seu estudo. Independente dos livros autorizados, você sempre estará autorizado a estudar as obras-padrão da Igreja. As obras-padrão são quatro volumes de escrituras sagradas: A Santa Bíblia; O Livro de Mórmon - outro Testamento de Jesus Cristo; Doutrina e Convênios; e, a Pérola de Grande Valor. Além disso você de deve ler constantemente as palavras dos profetas vivos, que são transmitidas, por exemplo, nas revistas da Igreja.
                O Livro de Mórmon deve ser o livro principal de seu estudo. Eu o aconselharia a lê-lo todos os dias, independentemente se estiver lendo outra obra-padrão. Vou lhes dizer porque penso assim:
1.       O Livro de Mórmon é a pedra fundamental de nossa religião e é também "a pedra angular de nosso testemunho de Cristo, nossa doutrina e nosso testemunho" (PME, pg. 116).
2.       O Livro de Mórmon ensina a doutrina de maneira clara - mais clara que qualquer outro livro - pois é o mais correto de toda a Terra (Introdução do Livro de Mórmon).
3.       O Livro de Mórmon foi preparado por Deus para obra de coligação nesses últimos dias, que é na verdade, a obra missionária (Página Rosto do Livro de Mórmon).
4.       O Livro de Mórmon é uma prova tangível do chamado divino de Joseph Smith (PME, pg. 114).
5.       Um dos propósito do Livro de Mórmon é “persuadir os homens a virem ao Deus de Abraão e o Deus de Isaque e o Deus de Jacó e serem salvos”. (1 Néfi 6:4.)
6.       O Livro de Mórmon verdadeiramente contém as “palavras de Cristo” (Ver 2 Néfi 33:10–11; Morôni 10:26–27).
7.       Os profetas ordenaram que o Livro de Mórmon seja o seu principal recurso de ensino (PME, pg. 107): "O Livro de Mórmon é um poderoso recurso para a conversão. Use-o como sua principal fonte de referência para o ensino da verdade restaurada." (PME, pg. 116)
8.       O Livro de Mórmon responde as objeções à verdade e responde também as grandes perguntas da alma (Capítulo 5 do PME).
9.       O Livro de Mórmon confirma a Bíblia e estabelece a paz(2 Néfi 3:12; PME, pg. 110)
                Você pode achar, e certamente achará, outros motivos para se utilizar principalmente o Livro de Mórmon em seu ministério. Ele é um livro sem igual. como gosto de desenhar, uma vez fiz um desenho que representava meu assombro por esse livro: desenhei várias estantes. Do lado esquerdo coloquei vários livros, dezenas. Do lado direito apenas um: o Livro de Mórmon. Escrevi então: "O Livro de Mórmon vale mais do que todos os outros livros juntos".
                Apenas para concretizar essas verdades cito dois profetas:
                “Não negligenciem o Livro de Mórmon. Orem para ter a visão de como o Livro de Mórmon pode ser usado mais eficazmente em sua missão. Prometo que se assim o fizerem, sua mente será iluminada na direção em que devem seguir” (Élder Joseph B. Wirthlin, Seminário para Novos Presidentes de Missão, 23 De Junho De 1999).
                “Existe um poder neste livro que começará a fluir para sua vida no momento em que vocês iniciarem um estudo sério dele. Vocês encontrarão maior força para resistir às tentações. Acharão vigor para evitar as ilusões. Serão fortificados para permanecer no caminho estreito e apertado. As escrituras são chamadas de ‘as palavras de vida’ (D&C 84:85), e em nenhum lugar isso é mais verdade do que no Livro de Mórmon. Quando começarem a ter fome e sede dessas palavras encontrarão vida em abundância cada vez maior” . (Presidente Ezra Taft Benson, Conference Report, out. de 1986, p. 6; Ensign, nov. de 1986, p. 7.)
                Lei outras obras-padrão também. Divida e organize seu estudo. O Velho Testamento ajudou-me muito na missão. As outras obras-padrão também. São livros que você deve estimar muito. São sagrados. Leia-os, ame-os, preserve-os, use-os com sabedoria.
                Eu lembro de um missionário (não muito obediente) que na hora de seu estudo lia livros como Doutrina de Salvação, Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, Discursos de Brigham Young, Manual do Instituto, etc. Embora esses livros sejam bons, não faziam parte da Biblioteca Missionária. Por isso não eram para ser lidos. Outros missionários liam material anti-mórmon, para saber como responder aos opositores. Esses desperdiçavam seu tempo com migalhas, enquanto podiam estar desfrutando um maná espiritual abundante. Na verdade, parecia-me que trocavam sua primogenitura por um prato de lentilhas.
                 Aprendi que seguir as orientações dos líderes sobre o que estudar não me impedia de conhecer os mistérios de Deus - pelo contrário - ao obedecer e focar nas obras-padrão recebi um conhecimento maior do que eu jamais imaginara. E quando li outros livros, depois da missão, ou ouvi sermões de grande líderes, onde doutrinas foram ampliadas ou esclarecidas - muitas vezes, apenas me soavam como uma confirmação do que eu já aprendera.
                Sei que as seguintes escrituras são verdadeiras:
                "Pois assim diz o Senhor: Eu, o Senhor, sou misericordioso e benigno para com aqueles que me temem e deleito-me em honrar aqueles que me servem em retidão e em verdade até o fim. Grande será sua recompensa e eterna sua glória. E a eles revelarei todos os mistérios, sim, todos os mistérios ocultos de meu reino desde a antiguidade; e por eras futuras dar-lhes-ei a conhecer a boa disposição de minha vontade concernente a todas as coisas relativas a meu reino. Sim, até as maravilhas da eternidade conhecerão e coisas futuras mostrar-lhes-ei, sim, coisas de muitas gerações. E sua sabedoria será grande e seu entendimento alcançará os céus; e diante deles a sabedoria dos sábios perecerá e o entendimento dos prudentes se desvanecerá. Porque pelo meu Espírito os iluminarei e pelo meu poder dar-lhes-ei a conhecer os segredos de minha vontade — sim, até as coisas que o olho não viu nem o ouvido ouviu e ainda não entraram no coração do homem" (D&C 76:5-10).
                "E agora, meus irmãos, que homem natural existe que conheça essas coisas? Digo-vos que não existe quem conheça essas coisas, a não ser o penitente. Sim, aquele que se arrepende e exercita a fé e faz boas obras e ora continuamente sem cessar — a esse é permitido conhecer os mistérios de Deus; sim, e a esse será permitido revelar coisas nunca antes reveladas; sim, a esse será permitido levar milhares de almas ao arrependimento, assim como a nós nos foi permitido levar estes nossos irmãos ao arrependimento" (Alma 26:21-22).

                Quando estudar. Normalmente os missionários estudam de manhã Seu presidente de missão, todavia, poderá recomendar outro horário.
                Você deve estudar sempre. Lembro que meu bom treinador ensinou-me a estudar todos os dias, inclusive nos p-days (dias de preparação). A maioria dos missionários da minha missão, vim a saber depois, não estudavam no p-day, pois consideravam o dia como uma folga. Quando fui transferido da minha primeira área fui morar com três outros missionários. Meu companheiro era mais novo que eu na missão e havia aprendido com seu treinador que podia dormir mais no dia de preparação, deixando de estudar. Eu não sabia disso, portanto, no meu primeiro dia de preparação aquela casa levantei-me a seis da manhã e fui fazer exercícios e tomar banho. Quando havia me trocado percebi que meu companheiro e os outros dois missionários ainda estavam na cama. Senti-me tentado a deitar e dormir mais um pouco. Mas logo superei essa tentação. Depois desejei chamar os missionários, mas preferi respeitar-lhes o arbítrio. Um dos missionários que estava deitado era meu líder de distrito e não queria acusá-lo na frente dos outros.
                Assim, fui para outro quarto estudar. Estudei 3 Néfi 17 naquele dia. Tive uma das mais sagradas e profundas experiência espirituais da minha vida. Não sei todos os motivos pelos quais o Senhor foi tão misericordioso comigo naquela ocasião em que li suas palavras e chorei devido ao forte Espírito. Não obstante, a experiência, que me fez dobrar os joelhos e louvar e agradecer meu bom Deus, deu-me um entendimento maior sobre a importância do estudo das escrituras.
                Depois de ter sido elevado entristeci-me pelos outros missionários que moravam comigo. Sei que eles poderiam ter tido uma experiência semelhante, mas preferiam dormir.
                Depois dessa experiência a hora de estudo era sagrada para mim. Eu era pontual. Largava tudo que estava fazendo - mesmo a deliciosa panqueca - para sentar-me e banquetear-me com a Palavra de Deus.
                Lembro que um de meus companheiros não gostava de estudar junto comigo. Na verdade, ele não gostava de ter um estudo de companheirismo. Foi difícil mudar isso, mas por fim, conseguimos estudar juntos. Eu entendia que sem um estudo em companheiro não ensinaríamos em união.

                A diferença entre um missionário que estuda eficazmente e um que não estuda. A grande diferença entre um missionário que examina diligentemente as escrituras e outro que não o faz se vê claramente na vida deles. Um missionário que estuda o evangelho tem poder, um que não estuda carece de poder. Um missionário que estuda corretamente tem ânimo e entusiasmo, faz convites com vigor e poder, realiza milagres na sua vida e na de outros ao seu redor e prega com energia e brilho. Esse é o missionário que o Senhor precisa e que pode contar.
                O estudo eficaz é ensinado no PME capítulo 2. Observe atentamente este capítulo e o aplique para ser um missionário que estuda, estuda e estuda. Lá é dito que o estudo eficaz ira preparar o missionário "para o trabalho, proporcionará consolo, resolverá problemas e lhe dará forças para perseverar até o fim" (PME, pg. 18).

Nenhum comentário:

Postar um comentário